“BAÍA SEGURA 171” – AUTORIDADE MARÍTIMA PROMOVE A REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO NO PORTO DA HORTA – ILHA DO FAIAL

horta-bay

A Capitania e o Comando Local da Polícia Marítima da Horta, com o apoio do Departamento Marítimo dos Açores, e em  parceria com comunidade portuária, nomeadamente com a Portos dos Açores, S.A. e com a Atlânticoline, S.A., promovem a realização do exercício “Baía Segura 171”, que terá lugar no dia 07 de março a partir das 14h30.

Trata-se dum exercício de salvamento marítimo, de segurança e proteção portuária e de combate à poluição, que conta também com a participação dos Bombeiros Voluntários da Horta e com o contributo da Escola Profissional da Horta.

O salvamento marítimo, por natureza complexo, ganha contornos de grande especificidade quando decorre em áreas portuárias. Não só os procedimentos dos tripulantes das embarcações são determinantes para o sucesso da operação, como o número de agentes envolvidos, a variedade de meios que contribuem para o sucesso do salvamento e as ocorrências colaterais, como por exemplo o risco de poluição, sugerem a necessidade de treino e exercícios de forma regular.

Assim, com a realização deste exercício pretende-se treinar e desenvolver as capacidades individuais e conjuntas das entidades participantes, cumprindo também com os requisitos estabelecidos para a manutenção de certificações na operação marítima e também portuária.

De realçar que a Escola Profissional da Horta participa não apenas com alunos que simulam ser passageiros a bordo dum navio da Atlânticoline, S.A., mas também com 17 alunos do Curso de Electricidade Naval que assistirão em contexto formativo.

Todo o exercício se desenvolverá na área molhada e nas infraestruturas portuárias pelo que não terá qualquer impacto no normal desenvolvimento das actividades quotidianas da Cidade da Horta

CPH / Mark Marques | Info-Fajãs

06.03.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *