Poesia Sem Fim, o filme do provocador cineasta chileno chega à Ilha do Pico

unnamed (1)

MiratecArts continua a sua apresentação de filmes sobre arte e artistas. O Dia da Poesia e o Dia Mundial do Teatro acontecem no final de Março e para marcar as datas a associação escolheu o fazer com a apresentação do mais recente filme, Poesia Sem Fim, de Alejandro Jodorowsky.

Assim, na terça-feira 28 de março, pelas 21h no Auditório do Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico “o mundo da poesia é apresentado num dos filmes mais teatrais da década” diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, que em parceria com o Museu do Pico consegue fazer estas apresentações especiais. “Investimos numa programação de cinema com grandes filmes do mundo que celebram as artes e os artistas, e esta é uma experiência única com a estreia nos Açores deste que pode ser o último filme do grande cineasta chileno.”

Uma autobiografia imaginada – é assim que Alejandro Jodorowsky, um dos mais excêntricos e ousados realizadores vivos, define o seu novo filme. Tomando a sua história de vida como ponto de partida, o realizador inicia sua trajetória em Tocopilla, pequena cidade do deserto chileno onde cresceu, tendo a imaginação como sua principal aliada. Expandindo a ficção até alcançar o seu limite, Jodorowsky justifica a união entre poesia, filosofia, cinema e tarôt, e as suas evidentes idiossincrasias, numa tentativa de compreender e expor quem de facto é.

Alejandro Jodorowsky é o cineasta chileno responsável por clássicos como “El Topo” e “The Holy Mountain”. Um dos grandes cineastas malditos e de culto da história do cinema da segunda metade do século XX. Fundou o mítico grupo teatral “Movimento Pânico” (juntava humor e terror). É também conhecido como escritor e autor de banda desenhada (novelas gráficas). Provocador face à religião e aos seus rituais, Jodorowsky subverte e corrompe quaisquer referências religiosas e sexuais com uma linguagem visual irreverente e um sentido de humor absurdo.

Poesia Sem Fim é em espanhol com legendas em português e recomendado para maiores de 16 anos de idade. Entrada é gratuita.

MA / Mark Marques | Info-Fajãs

18.03.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *