RCA celebra 70 anos: “A Voz da Terceira” assinala data com lançamento de selo e homenagem a antigos funcionários (3 de Abril)

unnamed

O Rádio Clube de Angra assinala na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, a passagem dos seus 70 anos de história com a realização de uma sessão solene, que será presidida pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, onde serão homenageados antigos funcionários da estação, lançado um selo e um subscrito alusivo à efeméride e uma palestra sobre a importância da “Voz da Terceira” ao longo da sua história.

A sessão solene, marcada para as 18h30, e que é aberta a todos os sócios e amigos do Rádio Clube de Angra (RCA) e à comunicação social, iniciar-se-á, segundo Pedro Ferreira, Presidente da Direção instituição, com o descerramento de placas na zona dos estúdios e do controlo técnico homenageando, a título póstumo, os antigos funcionários João D’Ávila (histórico locutor da estação emissora e que ficou conhecido com a “Voz da Terceira”) e Maria Dolores Resendes (técnica sonoplasta da estação).

“São duas homenagens simbólicas, mas que se revestem de grande sentimento para a família RCA. Estamos a falar de duas pessoas que estão indelevelmente associadas à história destes 70 anos do Rádio Clube. Vamos chamar ao estúdio de emissão do RCA ‘Estúdio João D’Ávila’ e atribuir à sala do controlo técnico a designação ‘Dolores Resendes’”, disse o Presidente da instituição de utilidade pública.

Seguidamente, já no auditório da estação, será lançado um selo e um subscrito alusivo às celebrações destes 70 anos, numa parceria com o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, que emitiu 100 selos e 50 subscritos com o logotipo da “Voz da Terceira” e uma referência ao aniversário. Depois deste ato vão intervir os antigos Presidentes do RCA Maduro Dias e Armindo Couto, fazendo alocuções sobre a história e importância da estação ao longo das últimas sete décadas.

Por fim, seguir-se-ão os discursos do atual Presidente da Direção do RCA e do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares que aceitou o convite que lhe foi endereçado para presidir à sessão solene.

Antes do bolo de aniversário, a fadista terceirense Paula Costa subirá ao palco do auditório do RCA para interpretar parte do seu reportório, finalizando uma sessão que será toda transmitida em direto. Durante a próxima segunda-feira a emissão do RCA será também recheada de surpresas e recordações alusivas à história da estação.

A sessão solene comemorativa dos 70 anos do RCA é mais um dos vários momentos que os órgãos sociais do Rádio Clube de Angra prepararam para assinalar a data, tendo os festejos se iniciado já na semana passada com a realização de uma festa campera que contou com a parceria da Quinta do Malhinha. Ao longo do ano, e segundo Pedro Ferreira, existem outras iniciativas que estão a ser preparadas para “aproximar, cada vez mais, os sócios e amigos do RCA da instituição”, desde caminhadas a passeios de carros clássicos, passando por provas de ciclismo, entre outras”.

RCA/ Mark Marques | Info-Fajãs

31.03.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *