CDS-PP critica: Governo “despreza e desrespeita” pescadores da Ilha de São Jorge

img_4543

A Deputada do CDS-PP Açores Catarina Cabeceiras acusou, esta terça-feira, o Governo Regional socialista de “desprezar e desrespeitar” os pescadores da ilha de São Jorge apontando como exemplo maior a demora “de anos” na obra de construção do novo entreposto frigorífico das Velas, mas também atrasos de meses no pagamento do Fundopesca e a “má” política de transportes que continua a acarretar prejuízos para os pescadores da ilha.

No arranque das Jornadas Parlamentares do CDS-PP, que decorrem na ilha de São Jorge, e se dedicam em particular aos principais setores económicos e produtivos da ilha – as pescas e a agricultura – Catarina Cabeceiras afirmou que o Governo Regional “não conseguirá captar jovens para o setor das pescas, apesar de todo o potencial que aa atividade encerra, porque não tem palavra e não cria as condições necessárias para que esta atividade possa vingar na ilha.

Após reunir com a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge e visitar o velho e obsoleto Entreposto Frigorífico das Velas, a Deputada popular registou que, “só nos últimos, por falta de condições de manutenção da infraestrutura ao nível da congelação e da rede de refrigeração, a Associação de Pescadores já registou prejuízos superiores a 100 mil euros”, lamentando o atraso de anos e as inúmeras promessas por concretizar do Governo Açoriano.

“A situação do Entreposto Frigorífico das Velas é vergonhosa. É lamentável ter-se deixado chegar estas infraestruturas às condições que podemos verificar hoje. Isto é um desprezo e um desrespeito para com os pescadores desta ilha, pois, hoje em dia, não existem condições para que possam ter o pescado em boas condições de conservação. Os prejuízos são bastantes consideráveis. É, sem dúvida, preciso resolver esta situação”, disse aos jornalistas no final da visita.

Catarina Cabeceiras lembrou, a propósito, que, apesar da necessidade urgente em construir o novo Entreposto de Frio da ilha, no Plano e Orçamento para 2017 não existia qualquer rúbrica prevista para o avanço das obras, o que levou o CDS a apresentar uma proposta de alteração, que foi aprovada, e que prevê verbas suficientes para o arranque das obras. A deputada disse também que ao nível dos licenciamentos tudo está pronto para que não se registem mais atrasos no início da empreitada.

Por outro lado, da reunião com a estrutura representativa da classe piscatória da ilha, os democratas-cristãos ficaram a saber que o pagamento do Fundopesca está atraso em três meses, uma vez que o mesmo “foi ativado nas últimas semanas de janeiro e a meados de abril ainda não foi pago. Se os pescadores estivessem à espera da ajuda fosse para o que fosse não tinham feito nada porque ainda não viram um cêntimo”, denunciou.

Outra das questões que continua a levantar preocupação entre a classe é a questão dos transportes, nomeadamente ao nível do escoamento por via aérea, “que chega a levar 40 horas”, desde que embarca em São Jorge e até que chega ao seu destino final.

“O setor dos transportes é preocupante, porque a SATA não dá a resposta que é necessária aos pescadores para que estes possam escoar o seu produto atempadamente e de forma a que seja valorizado. É inconcebível que o pescado fique mais de 40 horas em frio até chegar ao seu destino. É necessário haver uma melhor articulação entre as partes desde que o peixe sai de São Jorge e até que chegue a Ponta Delgada ou a Lisboa”, alertou a parlamentar popular eleita pela ilha de São Jorge.

A este propósito, recorde-se, o CDS-PP vem defendendo, há vários anos, a aquisição de um avião mini cargueiro para facilitar, principalmente, o escoamento dos produtos da pesca das ilhas sem ligação direta ao exterior da Região, proposta que tem vindo a ser recusada, sucessivamente, pela maioria socialista desde 2008.

As Jornadas Parlamentares do CDS-PP prosseguiram com visitas a freguesias e reuniões com autarcas, na tarde desta terça-feira, sendo que, esta quarta-feira, o dia será dedicado ao setor agrícola, com, entre outras, uma visita dos Deputados centristas ao Matadouro da Ilha de São Jorge.

GPCDS-PP / Mark Marques | Info-Fajãs

12.04.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *