“O PORCO DA RIFA” no Jantar de Matança – Freguesia de Santo Amaro – Ilha de São Jorge

O PORCO DA RIFA

A Sociedade Filarmónica de Santo Amaro em parceria com a Casa do Povo da mesma freguesia de Santo Amaro, concelho de Velas, Ilha de São Jorge (Açores), promoveu no passado dia 19 de Janeiro, um Jantar de Matança, seguido de Bailes Regionais.

Como já é habitual a casa encheu, com cerca de 200 pessoas.

Vem este título “O PORCO DA RIFA”, com o propósito de contar a estória que se repete todos os anos neste jantar, desde 2015, ou seja este ano já pela quarta vez consecutiva.

Uma semana antes da festa (jantar) foram abatidos dois porcos com cerca de 150 kgs cada, para confeção do jantar das 200 pessoas acima referidas.

No dia do jantar, logo pela manhã, foi abatido mais um porco com 80 Kgs para ser sorteado na rifa e que de tarde foi pendurado no salão de jantar, conforme ilustra a fotografia.

Durante algumas semanas que antecedem a noite do jantar e no próprio dia, são vendidas rifas a 1€ cada, sendo o prémio o referido porco.

No dia da festa e logo a seguir ao jantar o porco é sorteado, onde uma criança retira um bilhete de um saco, (Poderão ver em reportagem fotográfica já publicada no Info-Fajãs clicando em: http://info-fajas.pt/index.php/2019/01/21/jantar-matanca-na-freguesia-santo-amaro-ilha-sao-jorge-c-reportagem-fotografica/) que entrega a um membro da Direção para ler em voz alta o nome do comtemplado.

Nesta noite o feliz comtemplado “levou um porco” por apenas 5€ que tinha gasto ao comprar 5 rifas, naquela noite quando chegou para o jantar.

O Info-Fajãs está sempre na senda de divulgar as nossas tradições, mas esta não é uma tradição, mas sim uma inovação, trazida por Celeste Brasil, Presidente da Direção da Sociedade Filarmónica e da Casa do Povo, que foi emigrante nos Estados Unidos da América do Norte.

Foto e texto – Mark Marques

Info-Fajãs – 06.02.2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *