ARCEBISPO D. JOSÉ AVELINO BETTENCOURT preside às festas do Senhor Santo Cristo este ano na Ilha de São Miguel

MS

O Santuário celebra o seu 60º aniversário. A saudade e a emigração são temas que vão inspirar a festa

As festas do Senhor Santo Cristo este ano serão presididas pelo Núncio da Arménia e da Geórgia, o arcebispo D. José Avelino Bettencourt.

De acordo com o reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges, o convite feito pelo bispo de Angra ao prelado jorgense, diplomata da Santa Sé, já foi aceite e, por isso, no 60º aniversário de elevação do Santuário do Senhor Santo Cristo a santuário diocesano, a festa maior será presidida por D. José Avelino Bettencourt.

A festa deste ano decorre igualmente sob o signo da oração pelo avanço do processo de beatificação de Madre Teresa da Anunciada, a religiosa que impulsionou o culto do Senhor Santo Cristo e cuja investigação histórica está agora a decorrer.

“Apesar de algumas vozes dizerem que não há devoção à Madre Teresa, que isto é uma coisa só de São Miguel, o que revela um enorme desconhecimento da realidade, diariamente recebo cartas a pedir a intercessão de Madre Teresa para que a sua vida seja abençoada” disse o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo no final do ano passado em declarações à Igreja Açores a propósito de reabertura deste processo que tem conhecido inúmeros avanços e recuos.

“Já temos uma equipa a trabalhar muito a sério  neste processo; sabemos que vai levar tempo, muito tempo, mas só não acaba o que não começa e, por isso, peço a vossa oração”.

“Escrevam-nos a contar de que forma a Madre Teresa influencia  e está presente nas vossas vidas e um dia a Madre Teresa há de estar nos altares”, frisou o Cónego Adriano Borges.

A propósito da festa deste ano, o sacerdote, que é o mais novo reitor de sempre deste santuário, o maior dos Açores, pediu também uma maior presença de devotos durante o ano festivo.

“Este será o grande Milagre do Senhor Santo Cristo: fazer com que nós sintamos saudades dele e o procuremos todos os dias da nossa vida. Se Ele está no fundo das nossas prioridades no dia-a-dia de nada serve andarmos com Ele em ombros nos dias da festa”, acrescentou o sacerdote.

“Falta-nos sentir saudades de Deus” tal como se sente saudade de quem parte.

“Este ano vivemos o 60º aniversário deste Santuário; queremos que este lugar sagrado seja um lugar de silêncio e de oração e que aqui renasça um verdadeiro foco de espiritualidade” lembrou o reitor.

“Vamos fazer um esforço maior para tornar este lugar mais sagrado, nunca deixando ninguém de fora porque todos são importantes”.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres decorrem de 24 a 30 de maio. A precedê-las estará o primeiro encontro de reitores de santuários diocesanos que ocorrerá a 24 de maio.

Igreja Açores | Mark Marques | Info-Fajãs

29.04.2019

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *