“DIAS DE PAZ AMANHECERAM” – (Padre Alexandre Medeiros)

37602537_10212136005500930_6928576237577175040_o

Feliz Ano Novo! Com esta bela expressão, que tão bem caracteriza estes primeiros dias de 2020, quero saudar cada leitor e cada leitora da nossa Carta Familiar, desejando a todos vós bem como às famílias das nossas comunidades, um Ano Novo cheio de paz, de saúde e das maiores bênçãos divinas!

Desde 1968 que o primeiro dia de janeiro é consagrado à Jornada Mundial da Paz – esta profética iniciativa de São Paulo VI, tem como objetivo fundamental uma reflexão cuidada e uma oração confiante, para que a Paz se torne uma realidade duradoira na vida de todos os povos da terra.

Para assinalar esta importante efeméride, que ilumina a aurora de cada novo ano, os Romanos Pontífices têm enviado à Igreja e a sociedade humana sucessivas Mensagens as quais desafiam, tanto os discípulos de Cristo como os homens e mulheres de boa vontade, a serem construtores de paz e de justiça para que a sociedade humana seja cada vez mais fraterna e mais feliz.

“A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”, foi o lema escolhido pelo Papa Francisco para assinalar o Dia Mundial da Paz em 2020. Na sua interpelante mensagem, o Santo Padre convida a todos para o necessário cuidado com a nossa Casa comum, ao mesmo tempo que desafia a família humana a prosseguir com o diálogo fecundo e harmonioso entre os povos e as culturas da terra inteira.

Mas antes de tudo, a Paz é um dom que nos vem de Deus! Devemos invocar o Senhor, com humildade e perseverança, para que a Paz de Jesus Ressuscitado nos habite e nos converta, para sermos construtores de comunidades pacíficas, habitadas pela misericórdia.

Ao sermos tocados pela Paz de Cristo, somos também convidados transformar o nosso mundo num lugar melhor – lançando sobre a terra da nossa família, do nosso trabalho, da nossa escola, da nossa freguesia, uma abundante sementeira de paz, de alegria e de bondade, seremos com toda a certeza muito mais felizes!

Se queremos que 2020 seja de verdade um Ano Novo, temos que nos empenhar – com toda a sabedoria e diligência – e ir colocando novidade e beleza nas nossas palavras, sentimentos e atitudes.

Que muitos dias de Paz possam amanhecer sobre o mundo e que Jesus, a brilhante Estrela da manhã, ilumine a terra inteira com a Sua Luz!

Padre Alexandre Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *