MONTANHEIROS NA ILHA DE SÃO JORGE À PROCURA DE NOVAS GRUTAS (12 a 14 de fevereiro)

84322160_2758520564237697_6972960077426720768_o_InPixio

Chegou à redação do Info-Fajãs, a seguinte nota de imprensa da Associação Os Montanheiros:

O conhecimento do património espeleológico dos Açores continua a ser um dos principais objetivos da Associação Os Montanheiros, que irá realizar de 12 e 21 de fevereiro próximos, a Espeleo 2020, uma missão de reconhecimento e exploração de cavidades vulcânicas pouco conhecidas ou ainda por descobrir, nos Açores.

Os primeiros 3 dias serão dedicados à ilha de S. Jorge e os restantes a percorrer a ilha do Pico, em colaboração com elementos dos núcleos dos Montanheiros nessas ilhas, como tem sido habitual. O grupo será ainda enriquecido por elementos dos Parques Naturais de cada uma das ilha e alguns convidados que tem por hábito nos acompanhar nestas explorações.

Na ilha de São Jorge iremos prosseguir os trabalhos espeleométricos que não foram possível concluir em 2019, nomeadamente em novas cavidades descobertas em agosto, como referem os dois artigos publicados na nossa revista “Pingo de Lava” de dezembro passado. Pretende-se também continuar a prospeção na ilha em busca de novas grutas. Na ilha do Pico, onde estão inventariadas mais de 130 cavidades vulcânicas, valor muito aquém do quantidade real de cavidades existentes, o nosso foco será procurar novas grutas e algar para fazer crescer este número.

Se tudo correr como se espera, será possível alcançar com esta nova expedição o sucesso de edições anteriores, talvez com novidades para apresentar ao público, mas certamente com uma valorização deste importante património natural, que vê nos Açores a sua maior expressão nacional.

Esteja atento porque cada nova descoberta será devidamente noticiada no site da associação www.montanheiros.com, no facebook https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Os-Montanheiros-105692642853849/ e nos órgãos da comunicação social. O relatório final da expedição será, como habitualmente, apresentado na edição da revista “Pingo de Lava”, em dezembro próximo.

Foto: Pedro Silva (https://www.facebook.com/FotografiaByPedroSilva/) Gruta das Anchovas I, ilha do Pico

Associação Os Montanheiros.

Info-Fajãs | Mark Marques – 08.02.2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *