MUNICÍPIO DE VELAS “CHEGA-SE À FRENTE” E APOIA FAMÍLIAS E EMPRESAS NO CONCELHO – Ilha de São Jorge (c/ vídeo)

LS

Face à atual situação que se vive, causada pela pandemia COVID-19, o Município de Velas tem vindo a encetar um conjunto de medidas que visam mitigar os efeitos negativos criados, salvaguardando a saúde pública e o interesse dos Munícipes.

A Autarquia tem mantido um apoio de proximidade junto das Forças de Segurança, Bombeiros, Autoridade de Saúde, Unidade de Saúde de Ilha e Serviço de Ação Social do Governo Regional dos Açores, visando sempre o bem-estar e segurança da População de forma generalizada.

Para mitigar o impacto provocado pela pandemia COVID-19, Luís Silveira, anunciou a disponibilização imediata de uma verba inicial de 20.000,00€ para Apoio Social a Famílias, em particular Crianças e Idosos, em situação de vulnerabilidade, a atribuir em coordenação com os serviços de Ação Social do Governo, apoiando na aquisição de bens alimentares, medicamentos, gás, eletricidade, material escolar, entre outros.

A Autarquia irá igualmente apoiar os Jovens Estudantes do Ensino Profissional e Superior do Nosso Concelho, que se encontrem deslocados, sem poder regressar à Ilha, por via das medidas implementadas no âmbito do novo Coronavírus.

No âmbito das várias medidas aprovadas, o Executivo liderado por Luís Silveira decidiu isentar as taxas de Ocupação da Via Pública (a título de exemplo esplanadas), às Empresas durante este ano de 2019, assim como isentar o pagamento de taxas de publicidade de exterior, como é o caso de Outdoors ou Mupis.

Para ajudar as Famílias, a Autarquia das Velas isentou, até 31 de dezembro deste ano, a Tarifa Fixa de Disponibilidade de Serviço referente ao Abastecimento Público de Água, a todos os sensivelmente três mil consumidores do Concelho, assim como isenta a Tarifa Fixa de Deposição no Centro de Processamento de Resíduos, bem como isenta em 50% as tarifas de Recolha de Resíduos, a todos os utilizadores do serviço.

O Município de Velas irá ainda facultar descontos de 50% nos 4º, 5º e 6º escalões no consumo de água, até final de junho de 2020, a todas as Empresas do Concelho, ligadas ao Setor Turístico, entre outras, desde que seja necessário e devidamente justificado por estas.

Segundo o Presidente do Município de Velas, serão mantidos, para já, encerrados alguns serviços e espaços municipais, como é o caso do Auditório Municipal, Casa Museu, Biblioteca Municipal e Campo Municipal de Velas e Urzelina, abrindo os restantes de forma gradual, com medidas de salvaguarda. “É preciso não banalizar, privilegiando em primeira instância a proteção, a saúde e a vida das pessoas”.

Por isso mesmo o Autarca mantém o apelo à serenidade e colaboração de todos para ultrapassar este momento difícil, entendendo que “o compromisso de cada um é fundamental para o sucesso coletivo”, apelando à manutenção de comportamentos adequados à presente situação, sendo fundamental continuar a prática do distanciamento social decretado pelas entidades competentes.

CMV

Imagem, reportagem e edição – Mark Marques

Info-Fajãs – 30.04.2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *