“SERMÃO DA PRAÇA” – Pe. Manuel António – Festa na FAJÃ DA CALDEIRA DO SENHOR SANTO CRISTO – Ilha de São Jorge (c/ vídeo)

PMA

No passado domingo dia 6 de setembro de 2020, foi o “DIA MAIOR”, na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, freguesia da Ribeira Seca, concelho de Calheta, Ilha de São Jorge (Açores).

Celebrou-se Missa Campal na praça contígua ao Santuário, não se realizando a tradicional procissão, devido à pandemia que atravessamos.

O Info-Fajãs esteve presente e fez várias reportagens sobre a festa.

Hoje publica-se reportagem do “Sermão da Praça”, proferido pelo Padre Manuel António Santos, Reitor deste Santuário há 30 anos.

“SERMÃO DA PRAÇA” – (Nota explicativa)

Tradicionalmente a missa é celebrada dentro do Santuário, seguida de procissão. A procissão sai do Santuário em direção ao poente, depois passa em frente ao Santuário e dirige-se para a Praça contígua, que fica a nascente. Aí numa estrutura (palco) é proferido o Sermão pelo Padre. Depois segue novamente a procissão para o Santuário, onde é recolhida a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Por isso, localmente é conhecido pelo “SERMÃO DA PRAÇA”.

Reportagem, imagem e edição – Mark Marques

Info-Fajãs – 09.09.2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *