GENTES DE SÃO JORGE

IMG_3811

Encontrei nos meus arquivos digitais este texto, que desconheço o autor.

Sei no entanto que o mesmo “assenta que nem uma luva” para definir o nosso povo nesta data e por tudo o que vivemos nos nossos dias de hoje.

Por isso não podia deixar de o partilhar convosco.

Fotografia de Mark Marques (Casario da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, refletido no espelho de água da lagoa desta Fajã).

GENTES DE SÃO JORGE

Há um povo corajoso que vive numa Ilha em forma de dragão.

É um povo tímido e reservado, sem excentricidades e recatado que vive em cima de rochas vulcânicas e da pedra faz jardins, lagoas, pastos, muros de hortenses e até uma praça central com um coreto encarnado.

É um povo sossegado e de “low profile”, que caçou baleias, que enfrentou piratas, e que diz-se que quando os Felipes invadiram Portugal morou no único pedacinho de terra onde, à socapa, continuou a circular a moeda portuguesa. Isso fez com que, no arquipélago, fossem conhecidos como os “patacos falsos”.

Há um povo que não reclama com a chuva ininterrupta, com a humidade sempre alta, com o calhau em vez de areia nem com as estradas estreitas a descer as fajãs. Adapta-se e segue.

Há um povo generoso que oferece comida a quem passa, que toca viola da terra, que adivinha a meteorologia dependente de se o pico da Ilha do Pico está a usar um chapéu branco, que brinda com angelica e para quem o Natal só é natal quando o “menino mija”.

Há um povo crente no Espírito Santo, a quem dedica promessas, comida em mesas postas na rua ou procissões com bandas filarmónicas a tocar e crianças pequenas com coroas na cabeça.

É também da fibra deste povo da terra e do mar que descende a minha filha.

Deste povo e de um faroleiro, um carpinteiro, um comerciante, uma feminista e muitos pescadores que descende a Ana, metade açoriana, metade Jorgense.

Há um povo corajoso que não tem medo de sismos com origem tectónica ou vulcânica porque tem no seu sangue lava, céu, mar e poesia

Bravos Jorgenses: vai passar! Nada Nos consegue derrubar!

Mark Marques 30.04.2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *