João Ponte congratula-se com autorização da UE para rotulagem obrigatória dos produtos lácteos

170339

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas congratulou-se com a autorização do Conselho de Ministros da União Europeia para tornar obrigatório que o leite e os produtos lácteos tenham nas embalagens a menção de origem portuguesa.

Para João Ponte, “esta é uma medida muito relevante para o setor e que permitirá aos consumidores fazer a opção pelo leite de qualidade dos Açores, que representa mais de 30% do total produzido no país”.

A decisão da União Europeia é muito importante, também, “pelas implicações positivas que a rotulagem terá no queijo produzido nos Açores e na sua afirmação nos mercados”, frisou.

“A rotulagem do leite e dos produtos lácteos que é uma matéria que o setor vinha a defender há algum tempo. É uma ajuda valiosa para que o consumidor tenha consciência que quando comprar um queijo ou um pacote de leite tenha a garantia de qual é a sua origem. Essa decisão protege-nos porque a nossa expetativa é que possa ser um instrumento essencial na defesa das produções locais”, acrescentou.

As declarações de João Ponte foram proferidas à margem de uma visita à Queijaria de São Miguel, localizada na freguesia dos Arrifes, empresa que pretende consolidar a sua posição no mercado local e lançar-se na comercialização em outros mercados.

O Secretário Regional acrescentou que a decisão “vai ao encontro da estratégia de promoção e certificação da qualidade do leite e dos ´lacticínios açorianos, em que pontifica a Marca Açores, na captação de novos mercados a nível nacional, europeu e internacional”

Para o titular da pasta da Agricultura nos Açores, “esta medida, no entanto, apesar de ser um passo em frente, não resolve o problema de fundo criado pela extinção das quotas leiteiras e, assim sendo, o Governo dos Açores vai continuar a pugnar junto da União Europeia pela reposição de instrumentos públicos de regulação da produção e escoamento no setor do leite e dos lacticínios”.
GaCS/SF / Mark Marques | Info-Fajãs

24.01.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *