AGRAVAMENTO DO ESTADO DO MAR – Grupo Ocidental e Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial) (23 a 26 de Fevereiro)

sem-titulo

A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores alerta para a possibilidade de agravamento do estado do mar a partir de sexta-feira (dia 23 de fevereiro).

No Grupo Ocidental, a ondulação, de noroeste, poderá ultrapassar os 4 metros de altura significativa durante a tarde do dia 23, sendo ainda possível um aumento destes valores ao longo do fim-de-semana.

A direção da agitação marítima poderá rondar para oeste no final do dia 25, sendo possível que no dia 26 se venham a registar valores de altura significativa próximos dos 6 metros.

A Capitania do Porto da Horta alerta também para a possibilidade de agravamento do estado do mar. Nas ilhas do Triângulo, a agitação marítima de noroeste, poderá atingir os 4 metros de altura significativa na manhã de sábado, dia 24 de fevereiro.

Nesta região a direção da agitação marítima poderá rondar para oeste na manhã do dia 26, podendo vir a registar-se valores de altura significativa próximos dos 6 metros na tarde desse dia.

Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração, ou mesmo varando em lugar seguro as suas embarcações.

Aconselha-se a adoção e manutenção dum estado de vigilância na orla marítima e nos portos, em especial se diretamente expostos à agitação marítima.

À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

CPH / Mark Marques | Info-Fajãs

23.02.2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *