Monsenhor José Avelino Bettencourt é o primeiro núncio apostólico açoriano, e é natural da Ilha de São Jorge

IMG_6407

JOSÉ AVELINO BETTENCOURT novo arcebispo nasceu no lugar da Beira, freguesia de Velas, na Ilha de São Jorge, mas emigrou com os pais para o Canadá.

O Monsenhor José Avelino Bettencourt, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo, tendo-lhe sido atribuído também o ofício de núncio apostólico.
Esta é a primeira vez que um açoriano é núncio apostólico (representante diplomático da Igreja Católica).
Ao que DI apurou, D. José Avelino Bettencourt será colocado numa nunciatura na Geórgia e na Arménia.
Fonte de DI considerou que esta colocação é um sinal da relevante carreira do açoriano, tendo em conta que habitualmente os primeiros postos atribuídos aos núncios são em países africanos ou asiáticos.
Em declarações à Agência Ecclesia, D. José Avelino Bettencourt agradeceu a “grande confiança” do Papa Francisco.
“O núncio apostólico tem um papel de servir o Papa, a unidade, o povo, de ser voz daqueles que não têm voz: basta pensar na Síria, no Congo ou no Sudão. Muitas vezes a Igreja consegue dar voz àqueles que não têm voz”, frisou.
A ordenação episcopal está agendada para 19 de março, na solenidade de S. José, na Basílica de São Pedro, às 15h00 dos Açores.
Simbolicamente, foi-lhe atribuída a titularidade da antiga diocese de Cittanova, no território da Croácia.
Confessando que não imaginava fazer este percurso no corpo diplomático no início da sua vida sacerdotal, D. José Avelino Bettencourt disse à agência Ecclesia ter “muita vontade de ir ao encontro de outros povos e servir a Igreja”.
“Eu abracei o cargo que me foi dado há cinco anos e meio e continuo a abraçar a missão que é posta à minha frente, é o que dá sentido à vida de sacerdote, ao serviço à Igreja. E eu tenho trabalhado com o coração e de boa vontade”, salientou.
José Avelino Bettencourt, que era, desde 2012, Chefe do Protocolo da Secretaria de Estado da Santa Sé, nasceu na Beira, em São Jorge a 23 de maio de 1962, tendo emigrado com os pais para o Canadá.
É na Diocese de Ottawa que é ordenado sacerdote, a 28 de junho de 1993.
Doutorou-se em Direito Canónico, na Academia Eclesiástica em Roma, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.
Prestou serviço junto da nunciatura apostólica na República Democrática do Congo, num período muito conturbado, tendo assistido à guerra e quase sido vítima dos confrontos

Foto: Celebração de Missa Solene em honra de Sant`Ana, no lugar da Beira, freguesia de Velas, Ilha de São Jorge (Açores)

DI / Mark Marques | Info-Fajãs

27.02.2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *