“RENASCIDOS PELA ÁGUA E PELO ESPÍRITO SANTO” – (Padre Alexandre Medeiros)

37602537_10212136005500930_6928576237577175040_o

Terminamos o tempo litúrgico do Natal! A festa do Baptismo do Senhor assinala o termo deste período, o qual é deveras importante no decurso do Ano Pastoral.

A contemplação do Baptismo de Jesus – narrada pelos Quatro Evangelhos – leva-nos a reflectir sobre o nosso Baptismo, momento fundante na nossa relação com Deus e berço da pertença filial de cada cristão, à Igreja nossa mãe!

Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, somos assumidos por Deus como Seus filhos, Suas filhas, muito amados. A cada baptizado o Senhor oferece a Sua complacência, o Seu Amor sem limites e a Sua Graça, a qual é fonte inesgotável de liberdade e de vida!

Renascido pela água e pelo Espírito Santo, cada crente é chamado cada dia, a aprofundar a intimidade com Deus seu Pai, que a todos e a cada um, ama com um Coração de Mãe!

Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, os cristãos são convocados a prosseguir no conhecimento de Jesus Cristo e a converterem-se em alunos de excelência na Escola do Evangelho. Crescendo em sabedoria e em graça – à imagem do Filho de Deus – os discípulos do Senhor devem alcançar a medida  do Homem Novo.

Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, devemos tomar plena consciência de que somos o templo do Espírito Santo – o lugar onde Deus quer fazer morada, para nos conquistar o coração e nos converter em sacrários da Sua bondade, da Sua paz e da Sua inesgotável misericórdia!

Renascido pela água e pelo Espírito Santo, cada baptizado é também chamado a viver da filho da Igreja de Cristo. Por ela é acolhido junto à pia baptismal e iluminado com a luz vitoriosa da Páscoa. Por ela – mãe e mestra – é formado e ensinado para que conheça melhor o Mistério de Cristo. À Mesa sagrada dos Sacramentos é convidado a alimentar e fortalecer a sua fé e a sua esperança. Com os seus irmãos e as suas irmãs em Cristo é desafiado cada dia a construir a Comunidade cristã.

Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, os cristãos são ainda chamados a ser construtores de paz e de justiça, de alegria e de caridade, junto da sua gente e no meio da sua terra! Lançando sobre o mundo as sementes do Reino de Cristo, os discípulos do Ressuscitado acolhem o desafio de renovar a face da terra!

 

Padre Alexandre Medeiros

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *