Fábula d’El Rei D. Henrique – (Opinião – Aires Reis)

18309113_10212488921199035_2039734006_n

Henrique era uma doçura de rapaz.

Simpático e cumprimentador, chegava mesmo a encantar. O seu assobio – esse então – era de tal forma eloquente que fascinava o mais comum dos mortais.

Era tão agradável ouvi-lo que, mesmo quando se excedia, procuravam justificá-lo com invulgar deslumbramento.

Henrique, entretanto, apercebera-se da força do seu assobio e lançou-o ao lago para compreender a reação dos peixes que, dia após dia, respondiam-lhe em cardume.

Ciente da sua mágica faculdade, começou a sonhar. E, com o incentivo de alguns peixes, também eles sonhadores pela ocupação de uma das cadeiras do trono, tornou-se Rei, indicado pelos mais encantados.

Preocupado com a sua inexperiência, começou a refletir sobre como agradar a todos.

É que o seu encanto, conquistado pelo assobio, poderia não ser suficiente para manter a popularidade durante todo o reinado.

Era preciso mais alguma coisa.

Eis quando aparece o sargo. “Tenho uma ideia. Os peixes gostam de sentir a barriga cheia…”

– “Mas que peixe genial”, disse o Rei entusiasmado. “Organizemos banquetes que forem necessários, e que nada lhes falte”, acrescentou.

E assim foi! No reinado de D. Henrique, todos procuravam encher a barriguinha.

Mas como tudo tem o seu tempo, o reinado não poderia ficar marcado apenas pelos fabulosos banquetes e pela magia do seu assobio.

Era preciso um pouco mais para manter a serenidade e não haver sobressaltos.

O sargo, entretanto promovido a Primeiro-ministro, que passava noites e noites sem dormir à procura de ideias populares, traçou um plano inédito e bem urdido, com a vaidade que se lhe reconhecia, para ser solenemente apresentado no palácio real.

Dom Henrique mandou de imediato chamar toda a Corte para um banquete como nunca antes acontecera. “Uma nova página se abrirá na nossa história”, anunciou o Rei.

E, das varandas do palácio, ouviram-se trombetas, num soar épico, como que o prenuncio do momento histórico que, seguramente, se seguiria.

O sargo, pressentindo que era chegado o seu tempo, propõe-se construir todos os muros e muralhas do reino em pedra banhada a ouro.

El Rei D. Henrique ainda hesitou, não fosse a Corte encontrar ali algum sinal de despesismo que revelasse intranquilidade ou insensatez.

Mas, procurando ler atentamente o rosto de cada um, e aproveitando o conforto do caridoso repasto, num ápice decide encarregar o Primeiro-ministro para tamanha e tão mítica tarefa.

Seria a grande obra do seu reinado, a qual iria transformar o território e servir de exemplo a todo o mundo.

E assim aconteceu…

Investiu milhões, em muros banhados a ouro. Era surpreendente o empenho do Primeiro-ministro e do próprio Rei, organizando empreitadas atrás de empreitadas, e os muros pareciam não ter fim.

Os peixes já se questionavam, agora com maior estranheza, por que razão se construíam muros de pedra banhados a ouro?

A verdade é que quanto mais cresciam os muros, mas pequenos ficavam os peixes…

Entretanto, a contestação ao Rei aumentava e o reinado parecia começar a aproximar-se do fim.

Henrique pressentindo esse momento, ainda tentara reformular o tema do seu assobio, entoando repetidamente o refrão “até aqui foi a aprender, mas agora é que vai ser…”.

Parecia já não resultar…

Restava-lhe então o derradeiro e infalível recurso.

Mandou chamar todos os soldados da Corte e deu-lhes ordens para percorrerem o reino de lés a lés, distribuindo, por todos os que encontrassem pelo caminho, paletes daquele material cor de prata e, em dobro, tudo o mais que lhes pedissem.

Mas nem a generosa partilha- aquela milagrosa e infalível receita – teve o efeito pretendido.

Henrique podia ter marcado o seu tempo. Teve condições para isso.

Fiara-se, talvez em demasia, no encanto do seu assobio, nos generosos repastos e nos muros do seu Primeiro-ministro.

E hoje, os peixes, nos seus livros de contos, quando se referem àquela época, chamam-lhe, talvez por graça, o reinado do “Henrique Cimento”.

Calheta de São Jorge, 06.08.2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *